Notícias

Encontro de Segurança Patrimonial dos Vales reúne gestores públicos e privados

DSC_0092O 1º Encontro com Gestores de Segurança Patrimonial dos Vales do Rio Pardo e Taquari, realizado na manhã do dia 14, no Auditório do Sindilojas Vale do Rio Pardo, reuniu 70 gestores públicos e privados, bem como lideranças e especialistas da área. Durante quatro horas, o evento abordou os principais aspectos relacionados à gestão e segurança patrimonial. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências e fazer uma integração entre segurança privada e segurança pública, agregando conhecimento aos participantes”, destacou o presidente do Grupo Cindapa e membro da Corporação Euro Americana de Segurança (CEAS), Carlos Köhler.

O chefe do Estado Maior e sub-comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), major Geovani Paim Moresco, foi o primeiro a palestrar, falando sobre o poder de polícia e a competência da Brigada Militar. O major também ressaltou os conceitos de segurança pública, forneceu números da criminalidade do Vale do Rio Pardo e comentou as operações e as ações de resposta rápida da Brigada Militar.

Em seguida, o delegado da Polícia Federal, Gustavo Schneider, abordou a atuação do órgão e destacou que a segurança mudou com o passar dos anos, já que surgiram novas necessidades. Schneider ainda salientou que os órgãos de segurança pública precisam ter integração, colaboração e cooperação para atender a população com eficiência. “Cooperar não é apenas uma conveniência, precisa ser um dever do Estado e obrigação da sociedade”, argumentou. Ao final, frisou que o estatuto da segurança privada é uma necessidade urgente.

ESTRATÉGIA – O presidente do Grupo Cindapa, Carlos Köhler, palestrou sobre Gestão dos Processos da Segurança Patrimonial alinhada aos objetivos da empresa. Na sua explanação, conceituou a segurança e afirmou que a Gestão da Segurança Patrimonial deve ser estratégica dentro das organizações. “A área da segurança precisa conhecer a gestão da empresa e estar alinhada aos objetivos dela, tendo como alinhamento sua missão, visão e valores”, frisou. De acordo com Köhler, é preciso criar medidas para reduzir os riscos com planejamento e controle. “Nesse planejamento é necessário analisar a probabilidade de risco e o seus impactos financeiro, de imagem, legal e operacional, pois, dependendo do que acontecer, o prejuízo é muito grande para uma empresa”, completou.

Já o administrador de empresas com cursos de Segurança VIP em Israel e Segurança Empresarial na Alemanha, Adriano Fleck, palestrou sobre O Papel da Inteligência na Segurança em Empresas e Condomínios. Ele falou sobre fraudes e perdas, mostrando a vulnerabilidade das empresas. Comentou ainda sobre o mau uso de informações, que resultam de apropriação indébita, bem como definiu conceitos de inteligência para empresas e deu dicas para que as pessoas não caiam em golpes da internet.

Por fim, o diretor da Tiat Soluções e delegado da CEAS, Sandro Roberto Meneses Santos, destacou a importância da integração entre os órgãos públicos e privados de segurança e citou a experiência da Copa do Mundo de 2014. Ele também colocou a CEAS à disposição dos gestores presentes para que possam buscar informações junto à entidade de segurança nacional e internacional. No final do evento, foram entregues certificados de participação aos palestrantes e participantes do Encontro.

DSC_0124DSC_0029

DSC_0037

Postado em