Notícias

Gerenciamento de riscos corporativos foi tema do Café Empresarial da ACI de Santa Cruz do Sul

Reduzir perdas aumenta a lucratividade da empresa, orienta especialista

“Gerenciar os processos corporativos para diminuir as perdas é uma forma de aumentar a lucratividade do negócio”. A afirmação do empresário Carlos Kohler, delegado e afiliado à Corporación Euro-Americana de Seguridad (CEAS Internacional) e presidente do Grupo Cindapa, evidencia a importância do gerenciamento de riscos na empresa, tema que esteve em debate na edição de dezembro do Café Empresarial. O evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, na manhã de terça-feira (13), reuniu empresários e profissionais de empresas, na sede social da entidade. Voltado fortemente ao networking, o Café Empresarial tem o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE) e da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e o apoio da Café Preto.

Segundo o palestrante, as perdas começaram a receber um tratamento especial no País após a superinflação que durou 15 anos e findou em primeiro de julho de 1994. “Com a queda da inflação, os números depois da vírgula começaram a ganhar significado, tanto é que surgiu em 2009 a ISO 31.000 para nortear as empresas no mundo inteiro a serem mais competitivas por meio da diminuição de suas perdas”, explica Carlos Kohler.

O processo básico consiste na identificação, análise, avaliação e tratamento de riscos. O foco é a identificação de perigos que podem afetar os processos da empresa e tratá-los para diminuição da probabilidade e redução do impacto. Os riscos podem ser os mais variados a que a empresa esteja exposta, como estratégicos, operacionais, nos processos, de tecnologia da informação, de meio ambiente, legais, de fraudes, de saúde e segurança do trabalhador, entre outros. “Pesquisas apontam que 5% a 10% do faturamento bruto das empresas por ano são desviados para a corrupção”, exemplifica o palestrante.

Por fim, orienta que os investimentos em gerenciamento de riscos auxiliam a alcançar a missão e a visão da empresa e a diminuir os prejuízos e por isso não devem ser negligenciados pelas organizações, especialmente na atual conjuntura do País.

Integração – Aproximar o associado da entidade, oferecer novos conhecimentos e oportunidades para que amplie sua rede de contatos são objetivos do Café Empresarial. A programação tem início com o café manhã e uma dinâmica para apresentação dos participantes. Após a palestra há espaço para troca de cartões e de material promocional.

FONTE: Assessoria de Comunicação ACI SCS

????????????????????????????????????

Postado em